blog >>> Empreendedorismo

Melhores dicas de finanças para empreender

por Redação Xpeed 15/02/2021

Já falamos bastante tópico que envolve o empreendedorismo aqui no blog, e agora trataremos especificamente sobre a parte de finanças para empreender.

Para quem leu a última publicação do blog Xpeed, este texto não será o mesmo que aquele.

Agora, falaremos especificamente de dicas financeiras.

No outro caso, abordamos dicas gerais que podem e devem te fazer fugir do acúmulo de dívidas e, consequentemente, da falência da sua empresa.

Mas para empreender é muito importante que você tenha uma visão mais aprofundada e conhecedora desse lado financeiro.

Ficar e se acomodar no básico pode significar uma maior probabilidade da curta vida útil do seu negócio.

Vamos começar?

 

5 melhores dicas de finanças para empreender

Planeje e controle seus custos e lucro

É uma dica para não se afundar nas dívidas, mas também é um dica para fazer com que a sua empresa prospere financeiramente.

Sim, pode ser bem dolorido realizar essas ações enquanto o projeto está indo por água abaixo.

Mas não tem forma melhor de entender toda a situação pela qual está passando e como melhorá-la sem perceber o que sai e o que entra de dinheiro.

Visualize e acredite no seu negócio sendo bem-sucedido para que, assim, também seja ainda mais prazeroso poder planejar e controlar suas finanças.

 

Na hora de fazer esse monitoramento, lembre-se de que nenhum valor deve ser omitido e faça relatórios semanais e/ou mensais para um melhor panorama.

Dessa forma, você consegue identificar mais facilmente onde estão os gastos desnecessários e os maiores potenciais de ganhos e prejuízos.

 

Invista em educação financeira e investimentos

Se, principalmente, você não tem muita experiência em lidar com finanças para empreender, é muito importante que encontre meios de adquirir mais conhecimento sobre o assunto.

Portanto, cursos nas áreas de educação financeira e investimentos podem e devem ser um ótimo caminho.

Se não conhece exatamente seus comportamentos em relação a finanças, é melhor que comece consumindo conteúdos de educação financeira.

Nessa parte, você já consegue ter uma noção de como lida com dinheiro antes mesmo de ter conhecimento sobre investimentos.

Além dos cursos, quem pode oferecer esse tipo de conteúdo a você são os próprios livros, influenciadores e instituições financeiras focadas na divisão de ensino.

 

Diferencie finanças para empreender de pessoais

Um erro muito comum em novos negócios é o fato de empreendedores tratarem suas finanças pessoais junto às finanças para empreender.

Por isso, é preciso separar as duas partes: por exemplo, não transfira capital da empresa para o seu patrimônio pessoal.

Com certeza é um diferencial ter postura firme para não ceder a esses impulsos de consumo em que retira dinheiro da empresa para colocar na vida pessoal.

É provável que a organização pessoal do gestor influenciará diretamente as finanças da empresa, mas as duas partes não podem se misturar.

O ideal é que o empreendedor conte com uma renda mensal fixa para si e que não retire do caixa da empresa, mesmo se enfrentar algumas dificuldades.

Lembre-se: é necessário ter visão, planejar e estar preparado para os imprevistos.

No longo prazo, certamente o seu padrão de vida vai aumentar junto ao crescimento da empresa.

Ainda assim, você precisa se controlar e não misturar as finanças pessoais com as da empresa.

 

Tenha uma reserva de emergência

Se já passamos pelo suficiente na vida, sabemos que imprevistos podem acontecer a qualquer momento em qualquer lugar.

E quando falamos de gestão de empresas, também é comum de essas situações acontecerem.

Porém, os imprevistos podem acarretar custos inesperados e, assim, provocar problemas financeiros, mesmo que tudo parecesse sob controle antes.

Dessa forma, para esses casos, ter um fundo emergencial vai te ajudar a evitar inadimplência e até atrasos nos pagamentos.

Isso, mesmo que depois de alguns meses, você não tenha utilizado o fundo emergencial, terá a possibilidade de retirar uma parte do dinheiro para usar em outros projetos.

Mas lembre-se de que essa reserva não pode ser deixada de lado, então sempre tem de continuar guardando uma determinada quantia.

Tenha conhecimento de que o que vai te ajudar a superar imprevistos financeiros é o fato de possuir uma reserva de emergência ou fundo de oportunidades.

Diante disso, aprenda como economizar dinheiro, poupe e previna-se para o seu futuro como empreendedor com constância.

Sabendo que a renda de um empreendedor é bastante variável, o recomendado é que essa reserva seja equivalente a, no mínimo, seis vezes o seu gasto médio mensal.

 

Fuja de empréstimos e financiamentos

Principalmente quando não planejados, os financiamentos e empréstimos só servem para prejudicar o seu o orçamento, e isso gera custos indesejados.

No entanto, em outros casos, podem ser aliados para você que quer saber como negociar dívidas e sair do vermelho.

De uma forma ou de outra, certo é que depende muito da situação.

Exemplo?

Se você possui dívidas com altas taxas de juros, então, trocá-las por empréstimos com taxas mais atrativas pode e deve ser vantajoso.

Aliás, se você está pensando em começar um negócio e não tem um bom capital inicial, pode ser que precise solicitar um empréstimo.

Logo, se faz necessário ter cautela e analisar os riscos, pois é fundamental que o empreendedor tenha cuidado com os empréstimos.

Para tomar melhor cuidado e não comprometer as finanças da empresa, analise, por exemplo, as condições de pagamento, os juros e as taxas de administração.

Mantenha a busca para entender sua realidade financeira, conhecer as oportunidades e calcular o valor real dos seus pagamentos.

Por fim, sempre que possível, escolha fazer compras à vista.

Redação Xpeed

>>> Newsletter

Informações, novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.