Criar filhos é um desafio. Estudar é outro.
Fazer as duas coisas, ao mesmo tempo, então, é uma meta ainda mais ambiciosa.
Mas elas resolveram encarar.
“Ao virar mãe, a gente descobre uma força que não imaginava que tinha. Podemos direcionar essa força para o que quisermos fazer”, diz Bruna Santos, mãe de Benício e aluna do MBA de Gestão Exponencial.
“A vida passa, eles crescem e a gente não vai ter outra chance. O momento é esse.” Bruna, Simara e Silvia são alunas Xpeed.
No Dia das Mães, elas contaram para nós os desafios e as alegrias de investir no futuro dos filhos e no próprio futuro.
“É um desafio em dobro, porque eu sou mãe solo. Moramos só eu e ele, então tenho que realmente equilibrar tudo. Se eu não faço, ninguém faz. Hoje, o desafio é conseguir priorizar o meu trabalho, porque é o nosso sustento, para garantir a educação dele. A rotina e os horários têm que ser bem organizados.
Quando alguma coisa sai do eixo é bem difícil, o momento é puxado, mas é algo que eu sei que vai garantir um futuro melhor para nós dois. É um compromisso meu como mãe.
Eu entendo que estou no auge da minha empregabilidade, e preciso aproveitar a energia que tenho agora para conseguir abrir meus horizontes de conhecimento e de aprendizado, porque a gente sabe que não é para sempre essa disposição.
O estudo já está trazendo benefícios. Me sinto muito mais criativa, e estou conseguindo ampliar o meu horizonte. Estou conseguindo ter outras perspectivas do que é o mercado para quem quer empreender. É adquirir uma visão mais estratégica. Tenho me desafiado a pensar diferente.
Eu acho que a gente se subestima muito. Temos a famosa ‘síndrome do impostor’, de achar que não é bom o bastante.
Mas ao virar mãe, a gente descobre uma força que não imaginava que tinha. Podemos direcionar essa força para o que quisermos fazer. É difícil acreditar na nossa capacidade, mas é melhor avançar, mesmo com medo.
Porque a vida passa, eles crescem e a gente não vai ter outra chance. O momento é esse”.
“Comecei o curso em 2019 e terminei entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Durante um pouco mais de um ano, eu acordava 5h todos os dias, durante todo o MBA, para assistir às aulas e fazer provas, e ficava até tarde da noite.
É um exercício de muita disciplina e esforço. Dá para conciliar, mas não dá para esperar as coisas caírem do céu, tem que correr atrás o tempo todo. A maior escola é a maternidade, porque tem que ter muita disciplina, resiliência, força de vontade.
Num jantar de amigos, um amigo falou sobre investimentos. Logo depois, eu abri uma conta na XP. Quando eu entrei no MBA, as portas se abriram e muita coisa mudou.
Eu passo a tarde inteira em aula com a Giulia, ainda no sistema de aula online, por conta da pandemia, e nós optamos por mantê-la em casa.
Das 13h às 17h, fico com ela em frente ao computador, participando das aulas e dando todo o apoio. Quando saio da aula, vou ver os investimentos, me informar sobre o que aconteceu no dia.
Tive dúvidas se isso realmente era para mim. Mas o conhecimento é universal, e os professores são tão didáticos, o material é tão bem elaborado que dá para qualquer pessoa fazer esse curso, e realmente colocar em prática na sua vida.
Começando a estudar e a aprender, passamos a fazer planejamento financeiro, planilha de gastos. A gente reestruturou a nossa vida, hoje gerenciamos melhor as nossas despesas”.
“A rotina é bem complicada, porque eu trabalho em tempo integral na cidade de Toronto, no Canadá, e aqui não é comum ter alguém para ajudar nas tarefas de casa.
Não tenho família aqui, então o dia a dia é bem pesado. Coordenar o trabalho, o estudo e a rotina com as crianças exige um planejamento bem grande. Acordo por volta de 5h30, para poder estudar antes de elas acordarem.
Eu moro aqui há 13 anos. Decidi fazer o MBA pensando em abrir um negócio voltado para o Brasil. Ser um curso totalmente online facilita, já que eu posso estudar nos horários mais confortáveis.
Da forma como tudo é explicado no curso, todo o passo a passo, eu tenho mais confiança no que estou fazendo. Sinto que tenho uma base sólida de todos os passos que tenho que seguir.
Dá para ter primeiro uma visão geral, e depois uma visão mais específica de cada área. E o fato de ter professores que estão atuando no mercado, praticando o que ensinam, dá muito mais segurança.
Acho que me adaptei bem a essa rotina, principalmente pelo fato de ser online. São muitos afazeres, mas estruturando e planejando o tempo certo de cada coisa, dá para administrar.
Meu filho mais novo, por exemplo, às vezes acorda mais cedo e precisa de mais atenção, mas eu consigo me reorganizar para não atrasar os estudos.”
(em depoimento a Bárbara Câmara)
Assessoria de imprensa
Para solicitações de imprensa, favor entrar em contato com os contatos abaixo.
Matheus Lombardi
+55 11 97668-0492
matheus.lombardi@xpi.com.br
Rafael Palmeiras
+55 11 99594-5498
rafael.palmeiras@xpi.com.br
Sua mensagem foi recebida! Nosso time entrará em contato para tirar suas dúvidas.
Sua mensagem não foi enviada. Verifique seus dados e tente novamente.